top of page

Como Escolher o Seu Calçado de Trabalho para o Frio

Se trabalha em temperaturas baixas, de certeza que já sentiu os seus pés a congelar. Aquela sensação constante e desconfortável de não conseguir manter os pés quentes, não importa o que faça, e que não o deixa concentrar-se nas suas tarefas de trabalho. É por isso que deve sempre escolher um calçado de trabalho especialmente desenhado para trabalhos a baixas temperaturas. Neste artigo, vamos mostrar-lhe algumas das principais características que deve ter em atenção, se precisa de botas para trabalhar no Inverno ou em áreas frias.

1. O Poliuretano (PU) é mais resistente que o PVC


Se precisa de calçado de segurança para o seu trabalho, este deve estar sempre na melhor condição possível para que o possa manter sempre seguro. Uma bota de trabalho rachada não vai manter a temperatura dos seus pés tão bem como uma bota em excelentes condições, uma vez que a rachadura que irá expor os seus pés às baixas temperaturas.


Se trabalha em zonas frias, também deve escolher um material mais resistente às baixas temperaturas, que se mantenha flexível e seguro, como o poliuretano , que, para além de ser mais resistente, mantém as suas propriedades até -70°C, ao contrário do PVC, que tem menos isolamento térmico, é menos resistente, principalmente a baixas temperaturas.

2. Maior a altura da sola, maior a temperatura


Quando o seu corpo perde calor, perde principalmente através das zonas do corpo que têm um maior contacto ou proximidade com superfícies frias, como os pés. Quando a isto se junta a agravante de o chão estar temperaturas tão baixas como -50°C, os seus pés irão começar a perder calor bastante rápido.


Para evitar esta troca de temperaturas, escolha um calçado de segurança com solas desenhadas especialmente para temperaturas baixas. As solas deste tipo de calçado são por norma mais altas, para que os seus pés não estejam tão próximos do chão gelado, criando um distanciamento entre estes e evitando a dissipação do calor.

3. Tenha atenção em que superfície irá dar os seus passos


Sentir-se quente é uma ótima sensação, mas estar seguro continua a ser o mais importante. Deve sempre estar bem ciente de que as botas de trabalho que irá usar são antiderrapantes o suficiente para se manter seguro no seu trabalho.


As superfícies geladas e escorregadias podem causar quedas se não tiver o equipamento necessário. Veja sempre se o calçado de segurança tem as propriedades antiderrapantes que o seu trabalho exige, para o manter em segurança em qualquer momento.

Para concluir, para trabalhos em zonas frias, deve escolher um calçado de segurança feito de poliuretano, de preferência com uma sola alta que mantém os seus pés o mais longe possível do chão frio e que tenha as propriedades antiderrapantes necessárias para estar seguro no seu trabalho.


A Dikamar tem várias opções de botas de trabalho especialmente desenhadas para ambientes frios, para o manter seguro a qualquer temperatura. Veja aqui todas as nossas opções de botas em poliuretano com alta resistência ao frio e com todas as propriedades antiderrapantes de que vai precisar. Escolha já a bota a que mais se adequa ao seu trabalho!

bottom of page